Diabetes Mellitus


Diabetes é a elevação da glicose no sangue – hiperglicemia – causada por defeitos na secreção de insulina, na ação da insulina ou em ambas. A insulina é um hormônio produzido pelo pancreas cuja função é quebrar as moléculas de glicose gerando assim energia para o funcionamento do organismo. Quando a insulina não é secretada de forma adequada ou não consegue exercer sua ação nas células essa glicose não é quebrada e se acumula no sangue.

O Diabetes pode ser classificado em:

a) Diabetes tipo I – quando o pâncreas produz insulina de forma inadequada, causando uma deficiencia de insulina. Normalmente sem manifesta na infância e é insulinodependente.

b) Diabetes tipo II – ocorre defeito na secreção da insulina e as células são resistentes à sua ação. Responsável por 90 % dos casos de diabetes, pode ser associado a obesidade. Acomete mais indivíduos adultos após 40 anos e pode ser tratado com antidiabéticos orais.

c) Diabetes gestacional – ocorre durante a gestação.

d) Outros tipos específicos de diabetes como aquele associado a pancreatites alcoólicas, uso de certos medicamentos, etc.

Os principais sintomas de diabetes são: poliúria (a pessoa urina muito); polidpsia (sente muita sede), polifagia (muita fome), alterações visuais, infecções frequentes, cansaço e perda de peso.

O diagnóstico de diabetes pode ser feito através de um exame de sangue coletado em jejum, através de uma curva glicêmica ou até mesmo com uma glicemia capilar se o paciente estiver muito sintomático.

O tratamento é baseado nas mudanças de hábitos de vida como dieta, atividade física, evitar tabagismo e bebida alcoolica, na manutenção do peso adequado e no controle de outros fatores de risco cardiovasculares como o tratamento da hipertensão, dislipidemia. O tratamento medicamentoso deve ser individualizado e sempre reavaliado por exames laboratoriais orientado por um endocrinologista.

(61) 98190-0005