Hipotireoidismo


Hipotireoidismo é uma doença que cursa com a falta de hormônio da tireóide. Ocorre mais freqüentemente em mulheres e idosos e pode ter uma característica familiar (atingir vários membros de uma mesma família).

Quais são os sintomas do hipotireoidismo?

Os sintomas do hipotireodismo são vários, visto que os hormônios da tireóide são importantes para regular o funcionamento de praticamente todo o organismo. Quando os hormônios tireoidianos se tornam baixos por algum motivo, todos os processos do corpo se tornam mais lentos. Por isso, os sintomas do hipotireoidismo incluem:
 
1.Pele seca; cabelos e unhas finas e quebradiças;
2.cansaço excessivo;
3.desânimo, ou até mesmo depressão;
4.raciocínio lento;
5.fala arrastada;
6.sensação de frio excessivo;
7.ganho de peso (geralmente, em torno de 3 a 5 Kg);
8.inchaço nas pernas ou ao redor dos olhos;
9.pouca sudorese;
10.intestino preso e digestão lenta;
11.irregularidade  menstrual (sangramento excessivo);
12.infertilidade;
13.Bradicardia e hipotensão
14.aumento dos níveis de colesterol.
 
Porém esses sintomas são muito inespecíficos ou seja não são exclusivos do hipotireoidismo. Assim vários outros problemas de saúde como anemia, depressão ou deficiência de vitaminas podem se manifestar da mesma forma  e portanto a dosage hormonal é mandatória para o diagnóstico.
 
Quais são as causas do hipotireoidismo?
A causa mais comum de hipotireoidismo é um distúrbio autoimune chamado de tireoidite de Hashimoto. Nessa doença, o próprio sistema de defesa do organismo (sistema imunológico) ataca a glândula tireóide como se ela fosse um corpo estranho causando um processo inlfamatorio nessa glândula, comprometendo assim a sua capacidade de produzir hormônios tireoidianos. 

 
O hipotireoidismo pode ser causado também pelo o uso de iodo radioativo ou a cirurgia, com retirada parcial ou total da tireóide.
Outra causa de hipotireoidismo, bastante rara, é a presença de alguma doença da hipófise, levando à redução da produção do TSH, o hormônio que estimula o funcionamento da tireóide. Algumas medicações também podem levar à redução da produção ou da ação dos hormônios tireoidianos e, portanto, provocar hipotireoidismo (por exemplo: amiodarona, xaropes para tosse contendo iodo, carbonato de lítio).
Há casos, ainda, em que a tireóide não se desenvolve adequadamente e a criança apresenta deficiência de hormônios tireoidianos desde o nascimento; é o chamado hipotireoidismo congênito, que geralmente é diagnosticado já no berçário através do teste do pezinho.
 
Para fazer o diagnóstico adequado da causa do hipotiroeidismo e realizar o tratamento procure um endocrinologista. 
(61) 98190-0005